o sistema +
o sistema construtivo + é um sistema reticular híbrido otimizado para edificações de até 5 andares de baixo impacto ambiental. o sistema é aberto e se destina a qualquer programa arquitetônico.
o desenvolvimento da conexão +, uma ligação que pode receber elementos em madeira, aço ou concreto, é uma das partes centrais da nossa pesquisa.
características
aberto
o sistema estrutural + é um sistema aberto,
ou seja, cabe ao profissional responsável pelo
projeto determinar quais componentes do sistema
deseja utilizar. além disso, os componentes do
sistema podem ser combinados a componentes
de prateleira disponíveis no mercado. Isso confere
maior liberdade projetual e amplia as situações em
que o sistema pode ser aplicado.
reticular e modular
este é um sistema reticular composto
por pilares, vigas e painéis de laje em madeira
engenheirada e conexões metálicas.
o sistema + tem como módulo básico
1,20m e sub-módulo 0,60m. sua modulação foi
definida a partir do estudo de diferentes projetos
reconhecidamente bem sucedidos que abarcam
diferentes programas. além disso, foi feito um
extenso levantamento de componentes de prateleira
disponíveis no mercado.
este é um sistema reticular composto por pilares, vigas e painéis de laje em madeira engenheirada e conexões metálicas. o sistema + tem como módulo básico 1,20m e sub-módulo 0,60m. sua modulação foi definida a partir do estudo de diferentes projetos reconhecidamente bem sucedidos que abarcam diferentes programas. além disso, foi feito um extenso levantamento de componentes de prateleira disponíveis no mercado.
híbrido
o
sistema + é essencialmente híbrido,
tirando proveito das principais qualidades de cada
material construtivo. a conexão estrutural do sistema, atualmente em fase de ensaio laboratorial na usp, torna possível combinar pilares e vigas em madeira, aço e concreto.
o sistema + é essencialmente híbrido, tirando proveito das principais qualidades de cada material construtivo. a conexão estrutural do sistema, atualmente em fase de ensaio laboratorial na usp, torna possível combinar pilares e vigas em madeira, aço e concreto.
padronização de dimensões
a concepção da estrutura foi em grande parte guiada pela otimização do processo de produção fabril dos elementos em madeira engenheira. procuramos, portanto, reduzir ao mínimo as peças do sistema, o que resultou num esforço de padronização das seções de pilares e vigas.
componentes de prateleira
o sistema tem como lastro uma biblioteca de componentes construtivos reais, incluindo aí componentes desenvolvidos como parte do sistema + e componentes industrializados disponíveis mercado. com isso, procuramos incorporar soluções de eficácia já comprovada e ampliar a flexibilidade do sistema.