produtividade e prazos:
o fator tempo





Formas, concretagem e cura, processos que comprometem a produtividade da construção tradicional.



outubro 2022
O setor da construção civil brasileiro ainda mantém muitos resquícios do modo de fazer baseado que se estabeleceu em meados do século XX, incluindo processos centrados na mão de obra artesanal e materiais como o concreto armado e os blocos de concreto e de cerâmica.


Déficit Habitacional de Baixa Produtividade

As baixas taxas de industrialização do setor contribuem para a dificuldade em atender à demanda por novas edificações, sendo o déficit habitacional nacional de ao menos 5,8 milhões de unidades, além de ao menos 24,8 milhões de unidades que precisam de adequações importantes que garantam a segurança e salubridade da construção (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, 2021).

Além da impossibilidade de atender a essa demanda social urgente, a improdutividade do setor resulta em perdas econômicas importantes. Segundo um estudo realizado pela McKinsey (2017), estima-se que no Brasil o setor tenha uma perda anual de impressionantes USD$15,7 bilhões/ano devido à ineficiência.





Passos em Direção à Produtividade: o Projeto Integrado

Aumentar a eficiência da construção civil passa por tornar mais eficientes o processo de projeto, de um lado, e o de construção, de outro.

Em relação à etapa de projetos, um gargalo importante é a fragmentação do projeto criativo em diversas etapas: criação, custo, impacto ambiental e análise estrutural acabam na prática sendo processos independentes que muitas vezes são liderados por diferentes profissionais. Com isso, as chances de necessidade de revisões profundas de projeto são altas, desperdiçando trabalho e atrasando sua conclusão.

Claro que há de se ressaltar que as últimas décadas viram avanços importantes no setor, com especial destaque para o Building Information Modelling, conhecido através da sigla BIM. No entanto, essas ferramentas de projeto têm custo elevado, muitas vezes inviabilizando seu uso por profissionais autônomos ou por escritórios de pequeno porte, além de os software BIM disponíveis, via de regra desenvolvidos a partir do contexto norte americano e europeu, não dialogam muito bem com a indústria local.

Nesse sentido, a criação de ferramentas baseadas nas necessidades locais – incluindo aí cultura arquitetônica, legislação e fornecedores – com um modelo de uso gratuito e com integração de dados – incluindo custo, impacto ambiental e análise estrutural –, constitui, a nosso ver, o caminho mais interessante para otimização do processo de desenvolvimento de projetos.


Industrialização da Construção: Arquitetura Modular

Já a otimização da outra ponta deste processo, a construção em si, deve ser pensada a partir da lógica industrial, incorporando elementos fabricados em ambiente controlado com boas condições de trabalho e diminuindo assim as operações feitas em canteiro.




Nesse sentido, a arquitetura modular pensada a partir dos conceitos de sistema aberto constitui uma abordagem extremamente interessante, na medida em que combina a eficiência industrial à flexibilidade que a livre combinação de componentes oferece.


O Arquiteto como Criador de Cidade

Pensar a malha urbana a partir de noções de inclusão social passaria, desse modo, por uma visão de arquitetura como trabalho intelectual no qual a atividade profissional se centraria em entender e propor programas e em conceber espaços e propor formas de diálogo com o contexto local.

O trabalho operacional de levantar dados e fornecedores se resolveria através de ferramentas digitais já em uso em outras esferas da sociedade, enquanto a criação de detalhes autorais executados de forma artesanal seria um complemento opcional a uma edificação pensada a partir da lógica industrial.



autores
taís de moraes alves
fulvio ramos roxo


referências
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. (2021). Dados revisados do déficit habitacional e inadequação de moradias nortearão políticas públicas. Ministério Da Integração E Do Desenvolvimento Regional.  Acessado em maio de 2023 em https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/dados-revisados-do-deficit-habitacional-e-inadequacao-de-moradias-nortearao-politicas-publicas

McKinsey Global Institute. (2017). Reinventing Construction: a Route to Higher Productivity. In McKinsey&Company. McKinsey&Company. Acessado em maio de 2023 em https://www.mckinsey.com/capabilities/operations/our-insights/reinventing-construction-through-a-productivity-revolution


fonte das imagens
Itambé. (2015). RS ergue 1a obra com nível superior da NBR 15575 | Cimento Itambé. Cimento Itambé | Cimento Para Toda a Obra. https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/obra-nivel-superior-nbr-15575/

McKinsey Global Institute. (2017). Adaptado.

Archflex.






archflex.br@gmail.com        instagram        youtube        linkedin