never demolish, always transform





Imagem do projeto Transformação de 530 apartamentos em Bordeaux, Lacaton & Vassal



outubro 2022
O setor da construção é responsável por uma parcela significativa do lixo urbano brasileiro, correspondendo a cerca de 50% a 70% do total gerado (IPEA, 2012). Apesar desse número alarmante, menos de 10% dos municípios brasileiros possuem políticas efetivas para o processamento de resíduos da construção civil (IPEA, 2012), sendo que as estratégias municipais de manejo incluem a reutilização de agregados e a triagem e trituração de materiais.



No entanto, políticas públicas para o manejo de resíduos não são suficientes para lidar com a dimensão do problema. É preciso, antes de mais nada, reduzir drasticamente o número de demolições.


Transformar ao Invés de Demolir

Uma abordagem que tem se mostrado interessante para o enfrentamento dessa questão é a proposição prático-teórica do escritório francês Lacaton & Vassal: nunca demolir e sempre transformar (Nguyen, 2022). Essa abordagem é pautada pela reutilização adaptativa de edifícios existentes em contraposição ao desmantelamento do existente para construção de novas estruturas.

Um exemplo bem-sucedido dessa abordagem é o projeto de transformação de 530 apartamentos em Bordeaux, França, pelo escritório Lacaton & Vassal (2017), na qual a preservação da estrutura principal do edifício evitou um desperdício significativo de materiais e preservou a história e a identidade cultural da comunidade local.


Ao mesmo tempo, a adição de uma fachada de varandas com jardins de inverno pensadas como “sistemas bioclimáticos" aumentaram significativamente o desempenho térmico das unidades, além de oferecerem um novo espaço a cada unidade. De acordo com os princípios do escritório, cada unidade de apartamento deve ter um espaço externo privado que ofereça aos moradores mais prazer, mais liberdade (Nguyen, 2022).


Habitação como Unidade Urbana

Assim como Anne Lacaton, para quem viver bem na cidade constituiria o desafio mais importante do nosso tempo, sendo a "habitação a unidade básica... um apartamento multiplicado por dez, cem, mil, um milhão..." (Nguyen, 2022), cabe a nossa geração propor formas de construir cidade e formas de ocupá-la que a um só tempo ofereçam experiências urbanas ricas e formas de construir de baixo impacto ambiental.

Reduzir ao mínimo demolições desnecessárias parece um princípio que de alguma maneira sintetiza o apreço pelo passado e pela rede cultural que se estabelece na vivência urbana e uma profunda responsabilidade em relação aos escassos recursos naturais.



autores
taís de moraes alves
fulvio ramos roxo


referências
Diagnóstico dos Resíduos Sólidos da Construção Civil. (2012). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | IPEA. Acessado em maio de 2023 em https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/120911_relatorio_construcao_civil.pdf. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | IPEA.

Lacaton & Vassal. (2017). Transformation de 530 logements. Acessado em maio de 2023 em https://www.lacatonvassal.com/index.php?idp=80

Nguyen, C. (2022). “Never demolish. Always transform, with and for the inhabitants”: Anne Lacaton delivers inaugural Jaqueline Tyrwhitt Urban Design Lecture. Harvard Graduate School of Design. Acessado em maio de 2023 em https://www.gsd.harvard.edu/2022/04/never-demolish-always-transform-with-and-for-the-inhabitants-anne-lacaton-on-urban-design-and-architecture/
fonte das imagens

Como me livrar de entulho de construção? - Design em dia. (2018). Design Em Dia. http://www.designemdia.com.br/como-me-livrar-de-entulho-de-construcao/

Philippe Rualt via Lacaton & Vassal. (2017). Transformation de 530 logements. Acessado em maio de 2023 em https://www.lacatonvassal.com/index.php?idp=80






archflex.br@gmail.com        instagram        youtube        linkedin