conexões



Seção do pilar original do Pavilhão de Barcelona, Mies van der Rohe.

maio 2023

Os sistemas construtivos industrializados se baseiam na padronização e repetição de elementos unidos por elementos de ligação. Essas conexões estruturais são fundamentais para garantir a estabilidade e segurança da construção, além de fazerem a transição entre materiais e garantir a continuidade do sistema construtivo.


Peter Märkli e o Estudo de Nós

O tema das conexões, porém, vai além da solução de uma questão de transferência de esforços e de estabilidade estrutural: em última instância, trata-se da transição entre os sistemas vertical e horizontal de uma construção.

Uma referência interessante acerca deste tema é o trabalho do arquiteto suiço Peter Märkli, que investigou este tema de forma minuciosa. De acordo com Moschetti (2022), sua pesquisa sobre o tema encontra sua origem nas colunas da casa Radulff de Olgiati, nos projetos de moldagem de Palladio, e segue até suas primeiras casas com relevos de Josephsohn acima dos pilares, alcançando finalmente a abstração máxima no nó da Picassohaus em Basel.




Uma das imagens usada por Märkli para ilustrar justamente o projeto da Picassohaus incluía duas referências arquitetônicas diferentes: o Palazzo Thiene – em que a distinção entre elementos verticais (colunas), horizontais (entablamentos) e transicionais (capitais) é bastante canônica – e o Palazzo Rucellai – onde esses elementos tendem a aproximar-se (Moschetti, 2022).


A Coluna Cruciforme de Mies van der Rohe

Se o trabalho de Märkli fez com que nos atentássemos à dimensão estética e histórico do nó e à importância deste elemento na constituição da fachada, uma referência que ganhou cada vez mais relevância em nosso processo de desenvolvimento do sistema + é a coluna cruciforme de Mies van der Rohe, presente em projetos como a Villa Tungendat e especialmente identificado com o projeto do Pavilhão de Barcelona.

Projetado por Ludwig Mies como o pavilhão nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de 1929 em Barcelona, o edifício tornou-se um ícone seminal da arquitetura modernista do século XX, combinando uma planta livre que integra interior e exterior, planos horizontais forte e materiais expressivos incluindo pedra, vidro e aço.



Entre os diversos detalhes extremamente precisos e bem resolvidos, nosso olhar centrou sua atenção no pilar, composto por 4 cantoneiras de aço espaçadas por perfis T. O conjunto é finalmente revestido em aço inox, tendo um acabamento polido.


A Conexão do Sistema +

O que nos interessou aqui foi a geometria da coluna, que cria em seu centro um espaço negativo (justamente aquele preenchido pelos perfis T) que permite acoplar outros elementos. No caso do sistema +, a concepção de uma conexão cruciforme nos permitiu manter a conexão contida na projeção do pilar, sendo que as abas de fixação das vigas avançam em direção ao centro da conexão, encaixando-se.



O resultado dessa abordagem foi a criação de uma única conexão extremamente versátil que pode receber de 1 a 4 vigas, além de acoplar o pilar inferior ao superior. Isto não só otimiza sua produção, na medida em que resulta em uma economia de escala, como também confere clareza à solução como um todo.

Sem dúvida, estudar a história é parte indissociável de nosso processo de inovação.



autores
taís de moraes alves,
fulvio ramos roxo


referências
Lewis, S. (2020). The Language of Architecture: Peter Märkli’s system of proportion. Acessado em maior de 2023 em https://drawingmatter.org/the-language-of-architecture-peter-marklis-system-of-proportion/

Moschetti, V. (2022). Peter Märkli: Things Around Us.  FAMagazine. Ricerche e progetti sull’architettura e la città. FAM. Acessado em maio de 2023 em https://www.famagazine.it/index.php/famagazine/article/view/866/2282

Stach, E. (2018). Mies Van Der Rohe. Birkhaüser.

]
fonte das imagens
Picassohaus - viceversamagazine.com. (2021, March 9). viceversamagazine.com. https://viceversamagazine.com/article/picassohaus/

Prieto, C. (2023). Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore. ArchDaily Brasil. https://www.archdaily.com.br/br/987856/redescobrindo-o-pavilhao-de-barcelona-atraves-de-suas-inovacoes-materiais-aco-vidro-e-marmore?ad_medium=gallery

Temporary Cession to “Architecture and Criticism, Ignasi de Solà-Morales” - Fundació Mies van der Rohe. (2019, October 10). Fundació Mies Van Der Rohe. https://miesbcn.com/calendar/temporary-cession-to-architecture-and-criticism-ignasi-de-sola-morales/






archflex.br@gmail.com        instagram        youtube        linkedin